No jogo de buraco existem muitos mitos, mas muitos mesmo. Vou enumerar alguns deles;
1 - "Tô batido, mas não veio a limpa" - Sem canastra limpa não se tem nada. Só se pode bater o jogo tendo a canastra limpa.
2- "Tô batido, mas preciso de uma encaixada" - Não! Definitivamente você não está batido, mas sim batendo.
3 - "Pra ir ao morto tem que ter curinga" - Depende! As vezes as circunstâncias do jogo te empurram pra uma ida ao morto, mesmo sem curinga.
4- "Não se lixa antes do batedor" - Depende do que tenho na mão, da posição que estou(ataque ou defesa), da posição do meu parceiro e se essa lixada me faz abrir um jogo importante para ajudar meu parceiro ou até mesmo pra me ajudar.
5 - "Se um ataca, o outro lixa!" - Uma das coisas menos inteligentes que ouço nesse jogo. Tudo depende da sua mão e do que cai no lixo. Quem está impossibilitado de ir ao morto só lixa o necessário pra construir ou destruir, apenas o necessário! E dependendo da configuração do jogo, os dois podem atacar.
6 - "Não se pode segurar jogo na mão!" - Mentira. Pode sim! Tudo depende da estratégia e dos adversários. Não se joga do mesmo jeito contra todo mundo. Em alguns momentos, deve-se fazer o jogo na mão pra driblar a marcação. Sair descendo jogo nem sempre é a melhor opção.
7 - "Nunca vi lixeiro ganhar jogo!" - Eu já vi. Tem gente que, sobretudo quando é excelente jogador, não lixa, e sim recicla. E tem aqueles que lixam porque já possuem curingas na mão.
8 - "Com muitos curingas é obrigação ganhar o jogo" - Nem sempre. Tudo depende do que se tem na mesa. Se há canastra limpa, possibilidade de fazer várias sujas e da habilidade de quem está com os curingas.
9 - "Morto não ganha jogo" - É uma possibilidade. Mas experimente jogar sem pegar os mortos e veja quantas partidas você vai ganhar.
10 - "Não se joga curinga fora" - Se joga sim! Depende da configuração do jogo. Às vezes é melhor descartar o curinga do que sujar a única possibilidade de canastra limpa, sobretudo se já se tem um placar favorável.
11- "Meu parceiro está deixando passar tudo" - Faça uma análise dessa frase. Tudo é muita coisa. Pode ser que ele já tenha as cartas "chave" na mão e está deixando passar cartas que não vão resultar em nada e que só vão fazer volume na mão do adversário, fazê-lo pagar e perder as compradas no monte. Encher a mão do adversário de cartas inúteis é uma excelente estratégia, mas poucas pessoas percebem isso.
12 - "Não se joga carta de meio fora" - Depende do que se tem arriado, do que o adversário tem e de como está a sua mão. Jogo de buraco é muito dinâmico e às vezes um terno é mais importante do que um 9.
13 - "Use o curinga do naipe pra descer jogo novo" - Não se prenda a essa ideia. O uso do curinga é de acordo com a necessidade, de acordo com o que se tem na mão e com o que o parceiro pega no lixo. Ou seja, não importa o naipe do curinga, mas sim a configuração do jogo naquele momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário